terça-feira

Cidadão do Reino de Deus

Salmo 122, que lemos no início do culto, que certamente você já leu antes ou que, certamente, você já ouviu.
Diz assim o salmista: — Alegrei-me quando me disseram: — e a igreja responde — vamos à Casa do Senhor.
Muito bem. Esta é a primeira afirmação do texto. É uma afirmação de alegria. De quem se entusiasma com a possibilidade de estar na Casa do Senhor.
Por que o salmista se alegrava? Porque você se alegra, quando você vem à Casa do Senhor? Você já perguntou isso a você mesmo?
Qual é a sua grande motivação para vir à igreja? Qual é? Por que você vem à Casa de Senhor, e por que você se alegra tanto com isso?
Respondam! Estou ouvindo.
Por que é Cícero, que você se alegra tanto em vir a Casa de Senhor? Porque é a casa do Pai. A casa do seu pai. Para que você veio aqui?
Render graças ao Senhor. Agradecer ao Senhor. Conhecer a sua Palavra. Alimentar o seu espírito. Que mais? Agradecer as bênçãos recebidas. Os livramentos. Estar em comunhão com Deus. O que mais?
Louvar aos Senhor. Orar a Deus. Glorificar o nome do Senhor. Prestar culto. Que mais? Marcar um encontro com Deus. Que mais? Buscar a paz do Senhor.
Os irmãos acham que a alegria do salmista era por isso? Porque ninguém disse aquilo que deve ser uma das maiores motivações para estarmos aqui. Ninguém disse!
Eu até esperava que ninguém dissesse. E até se alguém dissesse ia estragar um pouco a introdução do sermão.
Uma das maiores motivações para estar aqui é encontrar o povo de Deus, neste lugar. Porque tudo isto que a igreja respondeu, independe deste lugar.
Será que eu preciso marcar um encontro com Deus aqui? Ou melhor, será que eu preciso marcar encontro com Deus. Se eu preciso marcar um encontro com Deus, eu estou dizendo que Deus NÃO está o tempo todo comigo. Não pode!
Se eu preciso vir aqui para ouvir a palavra de Deus, eu estou dizendo que a palavra de Deus depende do pregador. Como se a palavra de Deus, não fosse por si só pregada.
Eu sou o eu sou! É a prova concreta desta palavra. A minha conversão aconteceu dentro da minha casa lendo o Evangelho de João. Antes eu não sabia o que era igreja.
Se eu preciso vir aqui para cultuar o meu Deus, eu faço o quê, durante o resto do meu tempo? A grande motivação de estar aqui é encontrar o povo de Deus.
Reparem que eu estou falando de encontrar o povo de Deus! Por que? Porque tudo é a partir de Deus, porque sem Deus, não há povo de Deus.
Porque o único lugar onde temos expressão de povo é no santuário. Na minha casa, eu faço parte do povo, mas eu não estou com o povo.
No seu trabalho, na faculdade, seja lá onde for, você é povo, mas você não está com o povo. E no final de tudo, quando você não vem à igreja no Domingo, o que você sente mesmo, durante toda a semana que começa, é essa ausência do povo de Deus, ausência dos irmãos.
Porque, repare, se você me disser que: porque você não veio Domingo a igreja, você sente a ausência de Deus em sua vida; então você esta me dizendo, que Deus não está com você, o tempo todo e em todo lugar.
É ou não é? É isso! É para a igreja ficar me olhando assim mesmo, e dizendo: — Pastor, espera ai, deixa eu entender isso melhor.
É isto mesmo. Eu estou fazendo uma afirmação que não é comum. E por que estou dizendo isso? Porque é preciso definir isso muito bem.
Porque é isto que explica, muitas atitudes. É isto que explica, muitas vezes, a ausência de pessoas na comunhão da igreja. Por que você acha que as pessoas deixam de vir aos cultos?
Será que é porque elas NÃO encontraram Deus aqui? Não! Elas deixam de vir, quando elas já NÃO encontram aqui, o povo de Deus.
Quando elas NÃO encontram mais aqui, a sua identidade de cidadão do Reino de Deus. Quando este espaço deixa de ser, um território sagrado.
O que é que define uma nação? O que é que define uma nação? Diga igreja! O que é que define o povo? O que é que define o nosso país? O nosso povo brasileiro?
O que é que está sobre o povo? Território! Não há nação sem território. Pode até haver povo sem território, mas nação não. Nação tem território e o que mais? Governo, lei, constituição, é ou não é? O que mais?
Língua e idioma. Isto define um povo e uma nação. Aqui está no salmo: — Senhor! Alegrei-me quando me disseram: vamos à Casa do Senhor.
Agora, vamos ler o resto do salmo. Salmo 122 — Pararam os nossos pés junto às tuas portas, ó Jerusalém! 3 Jerusalém, que estás construída como cidade compacta, 4 para onde sobem as tribos, as tribos do SENHOR, como convém a Israel, para renderem graças ao nome do SENHOR.
Aqui está o território! As tribos viviam separadas, mas havia um espaço onde elas se reuniam. Onde elas se faziam uma só e ganhavam a identidade, fundamental, de nação.
Lá em Jerusalém, como convinham às tribos do Senhor. O prazer estava ali, na reunião das tribos. Num território particular, privativo, especial, sagrado.
Como este lugar aqui! Esta é a nossa Jerusalém. É para cá que correm todas as tribos que compõem esta igreja.
O Irmão Amadeu compõem uma tribo, ele é o cabeça da sua tribo. A irmã Neuza tem a sua tribo. Você tem a sua tribo! Viu, Gil? Você tem a sua tribo.
Mas é quando estamos aqui juntos, é que somos um povo, uma nação. É por isso que viemos ao templo. É por isso que estamos aqui. Eu venho, você vem, e nós viemos.
É isso que diz o salmista: — Alegrei-me quando me disseram: vamos à Casa do Senhor. Vamos ao nosso território! Vamos nos encontrar com todas as tribos! Vamos ter identidade de povo e de nação!
Vamos ver quão fortes somos quando nos juntamos! E é por isso, que você sente falta por toda semana, quando você NÃO vem. Porque você ficou só, isolado, solitário.
Você não recuperou a sua identidade de povo! Você não reconstruiu a sua identidade de nação! E você passa a semana na solidão.
Povo que tem território , que tem lei, lá estão os tronos de justiça.
Os tronos da casa de Davi. Lá está a lei, lá está o governo. O trono, mas que trono? De justiça.
Aqui está o trono de justiça. Nós temos esse território. Nós temos uma constituição perfeita (Bíblia), com todos os seus artigos, com todos os seus parágrafos, e não há nada que possa escapar dessa legislação.
Porque a constituição é que define a vida; uma constituição forjada pelo Senhor da justiça, sendo ele a próprio a justiça. E aqui, nesse lugar, eu sinto a justiça.
A justiça que não ouço nos noticiários, as notícias que não percebo nas novelas da TV. Aqui eu tenho justiça. A justiça de Deus, em Cristo Jesus, que me purifica de todos os pecados.
Aqui eu tenho o Cristo que morreu por mim, que venceu a morte, para que eu viva, sem cobrar coisa alguma. É justiça cheia de misericórdia. Essa justiça eu não conheço lá fora.
Se eu não vier a Casa do Senhor, se eu não me encontrar com o seu povo. Se eu não perceber o trono de justiça de Deus, se eu não me alimentar dessa misericórdia, dessa lei perfeita, a minha semana nem começou.
Somos um povo, porque temos um território. Este é o nosso território. Esse é nosso! Aqui, mandamos nós. Somos uma super potência.
Temos todos os recursos, temos todas as armas. Temos toda a economia. Não dependemos de ninguém, porque é o Senhor quem nos sustenta.
E não há pobre nem rico, branco ou preto, culto ou inculto, forte ou fraco. Somos todos parte de um povo poderoso. E temos uma língua, um idioma.
E lá diz o salmista: — Orai pela paz de Jerusalém! Sejam prósperos os que te amam. 7 Reine paz dentro de teus muros e prosperidade nos teus palácios.
Essa é a nossa língua. A língua da fé, a língua que ora. A língua que sabe a quem dirigir uma súplica. A língua da esperança, de prosperidade, de futuro, de sustento.
A língua do amor, que estabelece solidariedade. Que comunica compreensão, que transfere tolerância. Eu chego a esta casa, motivado por esse encontro.
Não o encontro com o meu Deus. Porque o meu Deus está em mim e comigo o tempo todo. Eu chego a esta casa para exercitar a minha identidade de cidadão do Reino de Deus.
Saber que tenho um chão. Me lembrar que tem uma lei, que tem uma constituição, plena de justiça e de misericórdia. E que tenho uma linguagem, que só aqui ganha expressão total e completa.
Durante a semana você NÃO pode falar a mesma linguagem que fala aqui. Porque você tem que falar outros idiomas. Mas aqui você expressa um vocabulário que só o povo de Deus conhece.
O vocabulário da fé, o vocabulário que ora. O vocabulário da esperança que não teme o amanhã. Do amor que estabelece encontro, que perdoa, que tolera, que incentiva, que anima.
Eis a minha alegria quando venho aqui. A alegria de encontrar a igreja. Ver você. Uma vez eu ouvi alguém dizer que não gosta do momento em que nos abraçamos.
A pessoa disse — eu não gosto de gente que não conheço vir me abraçar. — Quem diz isso é gente que não tem alegria. Nem sabe para que veio.
Não entendeu o por quê deste espaço. Desta casa. Por isso que é bom quando, por exemplo, a irmã Graça me abraça do seu jeito. Na sua simplicidade. No exercício do seu carinho.
Imaginem se Jesus nos abraçasse porque somos cheirosos. Porque somos bondosos, porque somos solidários, porque somos carinhosos. Porque somos perfeitos, porque somos fieis.
Nós não ganharíamos um abraço dele. Jesus nos abraça do jeito que somos. É esse o abraço que eu estendo a você. Não quero saber o que você fez durante a semana.
Não quero saber se você entregou o seu dízimo ou não. Não quero saber de nada. Só quero saber que você está aqui. Só quero saber que você é povo de Deus, como eu.
Só quero saber que nós estamos juntos. E se eu precisar, vou contar com seu apoio. Só quero saber que vou contar com a sua oração.
Que vou contar com a sua mão estendida > Alegrei-me quando me disseram: vamos à Casa do Senhor. Por isso é que a igreja precisa cuidar do seu ambiente, do seu território.
E é isto que estamos fazendo. Cuidar da lei que aplica, para que seja justa, mas acima de tudo misericordiosa. De tal forma que não pese sobre ninguém.
E que essa lei tenha uma linguagem de fé, de esperança e de amor. A igreja não pode se descuidar do seu ambiente. A igreja não pode se perder nos seus confrontos pessoais.
A igreja não pode esquecer aquilo que é > Povo de Deus! Que se encontra e tem prazer no encontro, no abraço. Que tem chão próprio.
Que tem lei justa e amorosa. Que tem linguagem de fé, de esperança e de amor. Deus abençoe a você! Que faz parte da Primeirona do Tabuleiro...
Alegre-se! Venha! Não perca essa oportunidade. Ela é dominical. Mas ela é fundamental. Sem ela você perde a sua identidade de cidadão do Reino de Deus.
Com ela você faz parte de maneira viva, concreta, dinâmica, de um povo maravilhoso. Sem igual. De um povo que não anda só. De um povo que não depende de outros povos.
De um povo que tem autonomia. De um povo que tem soberania. De um povo que tem para onde ir. Povo de Deus!!!
Deus nos abençoe, abençoe a igreja, abençoe a Primeirona do Tabuleiro! Amém?

Nenhum comentário:

Postar um comentário