quinta-feira

A palavra que ilumina

O medo é algo muito interessante! Por que digo isso? Como pode o medo ser interessante? O medo é interessante porque, às vezes, nos faz parar, nos paralisa.
Existem pessoas que, efetivamente, estacionam por puro medo. Existe, inclusive, a tal da Síndrome do Pânico, que inviabiliza a vida de muitas pessoas. O medo é assim!
O medo é algo que incomoda mesmo. O medo é algo que altera a nossa vida, que desgasta o nosso corpo, que inquieta a nossa alma.
Mas, o medo não é um privilégio dos tempos atuais, se é que podemos dizer assim. Ou melhor, o medo não é privativo do nosso tempo. O medo é uma realidade antiga, e muito antiga.
O medo faz parte da natureza humana. Natureza que se perdeu em suas transgressões e em sua desobediência. Não foi assim que Deus nos criou! Deus não nos criou para sentir medo. O medo é resultado da transgressão do ser humano, da sua desobediência, da NÃO aceitação da lei do Senhor.
E esse medo, que nós herdamos, ainda hoje nos alcança e nos domina. Quem é que, aqui ou ali, de quando em quando, não sente medo? É ou não é?
E nos dias de hoje, claro, isso está muito mais intensificado. O medo está a nossa volta! As pessoas andam sempre com medo. A gente anda pela rua com medo. Todo mundo parece suspeito. Você não sabe se a pessoa que está ao seu lado é ou não é um assaltante. Bem, mas o que fazer? Como tratar o medo? Como conviver com isso?
A Bíblia tem belas palavras de vida a respeito do medo. E nesta noite, quero trazer a meditação da igreja, algumas dessas palavras.
Vamos nos valer, agora, do Salmo 27. Vamos ficar de pé e vamos abrir as nossas Bíblias nesse Sl 27.
E você confere na leitura que passo a fazer. Sl 27.1-6 — O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei? 2 Quando malfeitores me sobrevêm para me destruir, meus opressores e inimigos, eles é que tropeçam e caem. 3 Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança. 4 Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no seu templo. 5 Pois, no dia da adversidade, ele me ocultará no seu pavilhão; no recôndito do seu tabernáculo, me acolherá; elevar-me-á sobre uma rocha. 6 Agora, será exaltada a minha cabeça acima dos inimigos que me cercam. No seu tabernáculo, oferecerei sacrifício de júbilo; cantarei e salmodiarei ao SENHOR.
Para definir tudo que eu já disse e para nos contextualizar na história da própria humanidade a que pertencemos, aí está o salmista declarando o seu medo. Falando do seu medo.
Aí está o Rei Davi, ameaçado de todas as formas, olhando a sua volta e percebendo os perigos que o cercavam. Aí está um homem, que tanto admiramos por sua historia, por sua fé, por seu serviço, por sua dedicação a Deus, enfim, um homem que nos surpreende com esta declaração, ainda que tão poética.
Um homem dominado pelo medo. Um homem atingido pelo medo. Porque, reparem, não importa a qualificação de quem quer que seja. Não importa a cultura, não importa saldo na conta corrente, não importa o físico, absolutamente nada importa, porque o medo se sobrepõe a tudo isso.
E de vez em quando, nos vemos também assim, nesta mesma realidade medrosa e tímida de Davi. É a realidade de um homem que nos surpreende com sua declaração. E é assim mesmo!
Você já sentiu medo? Mas não um medo qualquer. Você já sentiu aquele medo que o domina o tempo todo? Você já sentiu essa sensação ameaçadora, que é uma coisa terrível mesmo?
Nesses momentos de pânico, nós nos descobrimos assim, incapazes, pequenos, limitados. De nada valem os nossos recursos pessoais, as nossas competências intelectuais.
Nós nos descobrimos desta forma, encolhidos e medrosos. Mas o salmista que se revela aterrorizado, no exercício de toda sua experiência de vida e de fé, nos dá instruções importantes.
Reparem que logo nos primeiros versículos do salmo, que lemos, vejam lá, o que é que ele diz de cara no v.1 — O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo?
É isso mesmo! Em meio ao medo, é indispensável, que haja luz. Por que? Porque na luz, a gente vê tudo. Na luz, podemos discernir as coisas que estão à nossa volta. Reparem que é de noite que o medo cresce. Porque à noite, a luz diminui de intensidade. Reparem que as crianças têm medo de noite.
Mas não só as crianças. Tem muita gente grande, muito marmanjo que tem medo da noite. É ou não é? Eu me lembro, quando era criança, eu, meu irmão e alguns amigos, à noite ficávamos na varanda lá de casa.
A varanda era iluminada, é verdade, mas a gente não se atreviam a sair da varanda. Porque era muito escuro mesmo. Muito escuro!
Eu me lembro bem que numa noite, um vento começou a soprar e a balançar as arvores, e aí começamos ouvir barulhos, e começamos a ver figuras, e o medo foi tomando conta da garotada e envolveu alguns adultos.
Porque, reparem, o vento bate nas árvores, e faz o seu próprio barulho, o seu próprio som. E cai uma coisa aqui, e quebra um galho lá, ou um animal passa e você não identifica, porque não está acostumado com aquilo.
E aí você começa a ouvir vozes, vozes. As vozes da escuridão! E pior. Você começa a ver figuras, as sombras das árvores se agitando, e aquilo forma imagens. E todos nós ficamos assustados mesmo.
E naquele dia todos nós fomos para dentro de casa, deixamos a varanda, e fomos lá pra dentro. O medo é assim! A escuridão, que impede a visão clara de tudo que nos cerca, promove o medo.
Porque não identificamos o que está a nossa volta. É preciso ver, para desfazer o medo. Mas, agora, não estou falando de sombras, de figuras imaginárias e de sons que se atribuem a coisas que não existem.
Estou falando, agora, da escuridão que muitas vezes se implanta dentro de nós. E é aí que o medo encontra a oportunidade de que tanto precisa.
É aí que ele se intensifica, porque não vemos com clareza o que acontece dentro de nós mesmos. É isso que muitas vezes paralisa as pessoas.
O medo resultado de uma escuridão que se intensifica na alma, na mente, e no corpo da pessoa.
Certa vez conversei com uma pessoa que havia se submetido a uma cirurgia, mais ou menos simples. Mas o pós-operatório complicou-se, ela não conseguia sair do hospital, e o médico não lhe dizia exatamente o que estava acontecendo, porque o próprio médico não descobriu logo.
E essa pessoa me disse: — Pastor, eu tive medo. Eu tive medo, porque eu achei que o médico estava me escondendo alguma coisa. Eu achei que devia estar com algum tumor maligno, ou alguma coisa dessa grandeza, e o médico não queria me contar.
É isso! Esta é a escuridão que promove o medo! É não saber, na verdade, o que está acontecendo. E ficamos, então, a imaginar um mundo de coisas. A ver figuras! A ouvir sons!
Porque não discernimos o que está acontecendo, porque está tudo sombreado. Mas o salmista diz: — O Senhor é a minha luz!
Sabem o que isso significa, irmãos? O Salmista está falando da Palavra de Deus. O próprio salmista diz que a Palavra do Senhor é luz para o seu caminho. Lâmpada para os seus pés!
É a Palavra de Deus, portanto, que torna claras todas as coisas em nós. Não existe situação na vida que a Palavra de Deus não clareie. Porque a Palavra de Deus fala exatamente do que somos. Porque a Palavra de Deus se dirige ao ser humano, em todas as suas dimensões.
E como é bom contar com essa Palavra, que clareia a realidade. Quando estou com medo, em meio as minhas sombras, eu conto com a Palavra, que ilumina e torna nítida a minha realidade.
Como é bom você se conhecer. Como é bom você saber de si mesmo. Porque quem não se conhece, não sabe de si mesmo, não compreende o que acontece.
Quem não se conhece NÃO interpreta suas emoções, não percebe os seus pensamentos, e se perde em tudo isso, e tudo vai ficando escuro, e o medo chega.
A Palavra de Deus que é luz para nós, é a Palavra que nos esclarece por inteiro. Esclarece nossa mente, esclarece o nosso espírito, esclarece o nosso corpo, esclarece a nossa realidade, esclarece as nossas circunstâncias, esclarece as nossas relações.
É a palavra de Deus que nos fala de tudo isso! Por isso é fundamental conhecê-la, na leitura das escrituras, no ouvir os sermões, no estudo dominical na EBD, enfim, a Palavra é indispensável.
Porque Deus, em sua Palavra, tem respostas para todas as nossas dúvidas e indagações. A partir do momento que tudo se faz luz em mim, tudo se ilumina, o medo desaparece.
Porque eu sei o que está acontecendo. Eu compreendo o que me atinge. Eu sei que emoção é esta que prevalece agora. E aí, posso tratá-la.
Ao me conhecer, irmãos, eu conheço os outros, porque todos somos criaturas humanas. E é bom entender os outros. Este, talvez, seja o maior impedimento das boas relações. É você não conhecer os outros. E só tem um jeito de conhecer os outros, é a partir de um conhecimento de si mesmo. Por que, repare, como posso compreender o outro, se nem compreendo a mim mesmo?
Como posso tolerar o outro? Se não me tolero. Como posso conviver com o outro? Se me odeio. Como posso exigir do outro, atitudes e palavras, que não tenho?
Ah! Como é bom nos compreendermos, à luz da Palavra de Deus, e a partir daí, compreender os outros. Isto é o que viabiliza as melhores relações humanas.
Ah! Porque o fulano é isso, beltrano é aquilo! A outra pessoa está dizendo a mesma coisa de você. Antes de dizer isso, ou aquilo de alguém, pense em você mesmo.
Desfaça essa sombra que lhe tira a visão correta da sua própria realidade, à luz da Palavra de Deus. Compreenda-se à luz da Palavra. E aí você compreenderá o seu próximo, o seu irmão, o seu amigo, o seu esposo, o seu colega...
Não há ninguém que não mereça a nossa consideração. Por pior que seja a pessoa! Porque há uma história por trás de cada pessoa. Ninguém é alguma coisa sem motivo.
Ninguém chega a uma situação extrema sem uma razão. Há sempre uma justificativa. E é isso que sobressai na figura bendita de Jesus. Ele nunca condenou ninguém precipitadamente.
Quando lhe trouxeram uma mulher surpreendida em adultério, e todos pediam a sua morte, como dizia a lei, Jesus a absolveu, porque antes de cumprir a lei, Ele fez algo que ninguém pensou.
Por que foi que aquela mulher foi surpreendida em flagrante adultério? Havia uma razão para isso. Todos se apressaram em julgá-la e executá-la. Mas ninguém parou para ouvir a sua história, as razoes da sua atitude.
Não que essas razões fossem elogiáveis, nem Jesus disse isso. Mas Jesus teve o cuidado prévio de compreender a sua história. Quem sabe ela não era uma mulher carente?
Quem sabe era uma mulher a quem ninguém oferecia respeito? Quem sabe era uma mulher desprezada? Eu não sei. Então, quando olhamos para alguém, e nos apressamos em juízos, estamos envolvidos em sombras. Falta-nos a luz que clareia, não a realidade do outro, mas fundamentalmente a nossa própria realidade. E isso é que é maravilhoso!
É você ter sempre o cuidado de esperar um pouco mais para saber os motivos. Isso não é descuidar! Isso não é liberar! Não! Isso é carinho. Isso é cuidado! Isso é interesse para com a outra pessoa.
Portanto, quando houver sombras em você, e o medo chegar, pense nisso. O Senhor é a nossa luz! A sua Palavra ilumina, clareia, explicita, e nos permite ver a nossa realidade. Isso é maravilhoso!
Dedique-se um pouco mais a palavra, se você já não faz isso. Leia, medite nela, ouça os que a ensinam, preste atenção, dedique-se a reflexão na Palavra. Recolha tudo aquilo que ela tem a lhe dizer. Deixe que ela vá iluminando todo o seu ser, e vá clareando toda a sua realidade. É a Palavra de Deus! A luz! O Senhor é a minha luz, e aí, de que terei medo?
Aprenda isto! Nós temos insistido muito nisso, no estudo da palavra de Deus, na dedicação a sua leitura. Ainda que lendo a Bíblia, muitas vezes, você de pronto não a entenda.
Muita gente me diz — Pastor, eu leio mas não entendo nada. — É assim mesmo! Ou vocês pensam que os pastores entendem tudo? Estamos sempre descobrindo um pouco mais, porque é a Palavra de Deus, e por isso ela é inesgotável.
Leia! Ela é palavra viva, ela não volta vazia. Deixe que ela haja em você. Coloque-a dentro de você, e deixe que o Espírito de Deus derrame luz dentro de você.
E que Ele vá abrindo o seu entendimento, para que você se enriqueça com ela e por ela. E assim, vá desfazendo os medos de sua vida, na compreensão de você mesmo, que lhe permite uma melhor compreensão dos que vivem a sua volta.
Que Deus abençoe você, nesse esforço bendito de se iluminar com a Palavra do Senhor.
Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário